Calendário Feminista 2020
"Lute Todos os Dias" – edição 04
Este é um projeto pessoal realizado pelo 4º ano consecutivo, com o objetivo de divulgar mais artistas mulheres e pautas feministas, além de arrecadar recursos para outras ações gratuitas durante o ano. Este calendário foi uma iniciativa e experimento iniciado em 2016, e como designer, sempre busquei melhorar o produto a cada edição. Sendo assim, os formatos e propostas foram sofrendo alterações.  

Para 2020, desenvolvi um lettering para a capa que funciona como um STENCIL, assim como outras peças já utilizadas em outros trabalhos de ocupação urbana pelos nossos grupos de mulheres e ações ativistas. ​​​​​​​
Nas fotos abaixo, alguns detalhes da concepção e produção do lettering: a referência de arte da capa do calendário de 2019 (lettering da mesma frase que dá nome ao projeto), o primeiro estudo no iPad (usando ProCreate), o lettering feito em recorte de papel e aplicado com spray em parede para produção da foto que estampa a primeira página do calendário (encaixando perfeitamente no recorte especial da capa de 2020). 
Curadoria de artistas: todos os anos, além de estar responsável pelo projeto gráfico, criação e produção dos calendários, também faço a curadoria das artistas – algumas previamente escolhidas e outras através de inscrições e seleção. Para esta edição, além das 12 participantes (uma artista por mês), as tipografias utilizadas foram desenhadas pelas designers brasileiras Flavia Zimbardi e Ana Laydner
As ilustradoras deste ano: a escolha de cada artista e a temática de cada mês teve base em suas vivências e datas importantes para a luta feminista, como por exemplo: dia da mulher, maternidade, dia de namorades, luta feminista latino americana, visibilidade lésbica, mulheres indígenas, combate à violência contra a mulher, representatividade negra, direitos humanos, etc.
Artes do calendário reutilizáveis: seguindo a mesma ideia dos anos anteriores, e buscando aproveitar um material que se tornaria inútil após o ano terminar, as artes podem ser destacadas e reutilizadas. Esse detalhe torna o produto, em parte, sustentável, além de espalhar e reforçar nossa mensagem por aí.
RESULTADOS: todos os anos os números alcançados são divulgados para que todos que apoiam também possam ter acesso às informações. Confira abaixo os resultados de mais um ano deste projeto independente que só cresce a cada edição! Aproveite para apoiar e seguir no instagram: @lute.todos.os.dias
PRIMEIRA AÇÃO REAZILADA COM O LUCRO DO CALENDÁRIO 2020: 
Dois dias de imersão com um grupo de mulheres selecionadas a partir de inscrição na Oficina Gratuita 8M, atividade realizada nos dias 7 e 8 de março (dia da mulher). Uma parceria entre coletivos e iniciativas lideradas por mulheres: FabulosasCWB, Deixa Ela em Paz, Co.Madres e Rua Pagu.
@lute.todos.os.dias     #FabulosasCWB     hello@crispagnoncelli.com
Back to Top